ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 3 de abril de 2017

COLUNA A HORA DA CIDADANIA COM O DELEGADO ERICK LESSA

Resultado de imagem para erick lessa

CARUARU É DESTAQUE INTERNACIONAL, NA VIOLÊNCIA!

No início desse mês de abril foi publicado um estudo numa das mais bem conceituadas revistas do mundo, a Revista The Economist, que demonstra Caruaru entre as cidades mais violentas do Brasil. Um destaque extremamente negativo, algo que já estamos noticiando e alertando há muito tempo aqui nessa coluna semanal.

No gráfico realizado pela revista, Caruaru desponta, junto com Porto Alegre, Manaus e Marabá, com altos índices de violência. Também aparece na pesquisa que o Brasil é um dos países que mais matam no planeta, entre as nações que não estão em guerra. Já tínhamos também noticiado que o nosso Brasil, teve o absurdo número aproximado de 60 mil homicídios no ano de 2016, número muito maior que muitas guerras na história da humanidade.

Voltando para Caruaru, tivemos um expressivo aumento de 2016, com 229 crimes violentos letais intencionais (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) em relação a 2015, que registrou 204 crimes dessa mesma natureza.

E o que é pior: em 2017, apenas nos três primeiros meses do ano, tivemos 70 registros, o que representa um significativo aumento em relação ao mesmo período de 2016. Nesse caso, a projeção aponta para um absurdo número de 280, apenas em nossa capital do Agreste. Entre esses crimes foi registrado o triplo latrocínio em Lagoa do Paulista, zona rural de Caruaru, em que a polícia civil através de seus competentes e abnegados profissionais já solucionaram o caso e apresentaram o resultado à sociedade com a prisão dos três envolvidos.

E o que o poder público está fazendo, diante de um quadro impressionante e indignante como esse. O governo do Estado numa medida acertada, a partir de um encaminhamento do demanda do Pacto Pela Vida, anunciou a implantação do BIE (Batalhão Integrado Especializado), composto por profissionais da Rádio Patrulha, Choque etc, ou seja, policiais especializados no combate à criminalidade, que deve estar funcionando no segundo semestre, com mais aproximadamente 420 policiais militares atuando na cidade e região.

Já o município de Caruaru, infelizmente em nada tem contribuído para a redução da criminalidade, pois diferente do que foi anunciado, o que tivemos notícia foi de uma reunião para planejar ações. Ora, nossa cidade precisa de ações imediatas, e não de reunião. Esse planejamento já deveria estar realizado no período pós-eleição, já que tivemos os planos de governo apresentados à sociedade no período anterior ao pleito eleitoral, e também os meses de novembro e dezembro de 2016, para ultimar o plano e no início do novo mandato, a partir do dia primeiro de janeiro, a implantação das ações, anteriormente planejadas, mas não é isso que vemos.

Resta claro, que nada que se diz em campanha eleitoral, por esses que se perpetuam no poder, é cumprido à risca, já que agora é que Caruaru está planejando ações para combater a criminalidade, enquanto pessoas são assassinadas e famílias sofrem com suas perdas. Além disso a cidade aparece na imprensa mundial com esse cartão postal: uma das cidades mais violentas do mundo. Fruto de desgoverno e de falta de atenção nessa área em décadas e décadas, quando famílias se perpetuam no poder e não fazem nada na área de segurança, em favor da população e da cidade.


Fica a reflexão. Fique atento à próxima edição da Hora da Cidadania, que é divulgada todas as segundas-feiras.