Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 6 de julho de 2023

DELEGACIA DA POLÍCIA FEDERAL DE CARUARU DEFLAGROU OPERAÇÃO PARA COMBATER CONTRABANDO DE CIGARRO ESTRANGEIRO

 






A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã de hoje (06/07/2023), a Operação Asteca, com a finalidade de reprimir a ação de organização criminosa especializada no contrabando e comercialização de cigarros de origem estrangeira na região do agreste de Pernambuco.

As investigações, a cargo da Delegacia de Polícia Federal em Caruaru, tiveram início no ano de 2022, a partir de notícias de que um grupo criminoso estabelecido no agreste pernambucano responderia sozinho por grande parte do comércio de cigarros contrabandeados de países vizinhos. O trabalho revelou ainda que integrantes do grupo investigado já haviam sido presos anteriormente pela prática do mesmo crime e de diversos outros, de notória gravidade, a exemplo do tráfico de drogas e do porte ilegal de armas de fogo. 

Ao todo, participam da deflagração da operação 50 (cinquenta) Policiais Federais, que estão dando cumprimento a 12 (doze) mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Caruaru, em endereços residenciais e comerciais localizados nos municípios de Pesqueira/PE, Caruaru/PE, Lajedo/PE, São Paulo/SP, e Paranaguá/PR.

Os crimes investigados são de formação de organização criminosa (Art. 2º da Lei nº 12.850/13), contrabando (Art. 334-A do Código Penal), e de Lavagem de Dinheiro (Art. 1º da Lei nº 9.613/98), cujas penas somadas podem chegar a 23 (vinte e três) anos de reclusão. 

O nome da operação está relacionado às origens conhecidas do uso do fumo no continente americano, atribuído à civilização Asteca, e ao principal investigado e chefe da organização criminosa, que se diz da linhagem de povos originários.