Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

BOMBEIROS CIVIS DA SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA PARTICIPAM DE CURSO SOBRE CAPTURA DE ABELHAS

 

Os bombeiros civis da Secretaria de Ordem Pública, alguns membros da Defesa Civil e Ceaca, participaram do curso de Apicultura com ênfase em captura, realizado em parceria com o departamento de zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com o objetivo de formar uma brigada de captura de abelha.

O curso foi ministrado pelo técnico de zootecnia, Carlos Frederico e pelo estudante de biologia, Leonardo Souza. Os participantes foram habilitados para ter maior efetividade e segurança em ocorrências, além da possibilidade de maior preservação dos polinizadores naturais.

As instruções teóricas e práticas foram amplamente voltadas à contenção e transporte adequado de insetos agressivos, mas a maior frequência dos casos ocorre com abelhas. Os participantes tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos obtidos por meio de atividades práticas de campo com a utilização de EPIs e materiais específicos para o manejo correto destes animais. Salienta-se que ocorrências desta natureza estão cada vez mais frequentes e requerem conhecimentos adicionais para obtenção de resultados mais eficazes.

“É comum que as pessoas tentem matar as abelhas, mas quando mortas, elas liberam um ferormônio, que é um aviso às demais de que aquela abelha está sendo atacada. Recentemente foi lançado um decreto, proibindo o extermínio das abelhas, elas são afetadas pela chama ou fumaça, precisando migrar para outras áreas fora do habitat se quiserem sobreviver. A orientação é chamar um apicultor, que tenha experiência para esse tipo de captura”, pontuou o consultor técnico, Cel. André Henrique.

“Ressaltamos que toda chamada vira uma ocorrência que levará à averiguação de um profissional capacitado, que vai avaliar no local a necessidade da captura ou não. Normalmente, o serviço é realizado à noite, quando os insetos estão mais calmos. Estamos iniciando uma ação pioneira no estado, com a nossa brigada de captura de abelhas”, detalhou o secretário da Ordem Pública, Cel. Patricio Filho.

Em caso de enxame de abelhas, a população pode solicitar a remoção por meio do WhatsApp (81) 9 8384-2671 (Bombeiro Civil - Secop). Em caso de ataques à pessoas e/ou animais ligar para 192 (SAMU) ou 193 (Bombeiro Militar).