Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 14 de abril de 2016

POLÍCIA FEDERAL EM PERNAMBUCO APREENDE 24 KILOS DE INSUMOS QUE PODERIAM SER USADOS PARA FABRICAÇÃO DE CRACK E PRENDE UM SUSPEITO.





A Polícia Federal em Pernambuco através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, prendeu ontem dia 13/04/2016, por volta das 16h, CLEITON ARRUDA NOGOCEQUI, brasileiro, solteiro, 30 anos, marceneiro, natural de Cuiabá/MT, residente em Piedade-Jaboatão dos Guararapes/PE-(não possui antecedentes criminais). A prisão aconteceu em virtude de informações chegadas à Polícia Federal dando conta de que nas proximidades da curva do “s” em Piedade-Jaboatão dos Guararapes/PE haveria uma possível entrega de material entorpecente. De posse dessas informações e com algumas características da pessoa investigada, foi montada duas equipes de policiais federais que se dirigiram para o local suspeito com o objetivo de averiguar a veracidade das informações e consequentemente identificar e abordar algum possível suspeito. Após algum tempo em que a equipe estava fazendo vigilância no local, percebeu-se a chegada de um motociclista de uma empresa de venda de produtos químicos se dirigindo ao porteiro do prédio para saber informações sobre um dos moradores com o objetivo de efetuar a entrega de uma encomenda, fazendo inclusive uma ligação ao celular.

A ação teve seu desfecho final quando por volta das 16h, as equipes de policias federais que estavam de vigilância no local perceberam a chegada de um veículo Fiat Uno, contendo dois ocupantes, momento em que o entregador repassou para CLEITON uma sacola plástica, tendo saído em seguida. Neste momento foi feita uma abordagem rápida e eficaz onde depois de ser feita uma busca minuciosa no interior de uma caixa de papelão que havia sido retirada do veículo pelo suspeito foi encontrado 5Kg (cinco quilos) de Fenacetina, 6Kg (seis quilos) de gesso em pó, além de 3Kg (três quilos) de Bicarbonato de Sódio, que foi deixado pelo entregador da empresa de produtos químicos. Em seguida o detido franqueou o acesso ao apartamento de sua parente onde foi feito algumas buscas, porém nada de ilícito foi encontrado, porém ao averiguar o interior de um veículo gol, de cor prata e placas KHR-7895 de Amástácio/MS que estava sob sua guarda na garagem do prédio foi encontrado dentro de um saco de ração 12Kg (doze quilos) de manitol.

Terminado os trabalhos investigativos e tendo sido a droga encontrada todos os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais, e em seguida conduzidos para a sede da Polícia Federal que fica localizada no bairro do Recife Antigo onde apenas CLEITON (em virtude de não ter sido comprovada a participação de sua namorada no crime) foi autuado pela prática do crime contido no artigo 33, §1º, inciso I c/c artigo 40, inciso V da Lei 11.343/2006, (tráfico interestadual e por adquirir, transportar e trazer consigo matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas) e, caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Após a autuação, o preso foi levado para realizar Exame de Corpo de Delito e em seguida encaminhado para o COTEL-Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna em Abreu e Lima/PE onde ficarão à disposição da Justiça de Jaboatão dos Guararapes/PE. Além dos insumos químicos e do veículo, também foram apreendidos 01 (um) aparelho celular.

No interrogatório do preso informou que está residindo em Recife/PE desde dezembro de 2015 e que tinha pretensões de estar fazendo concurso público para a Polícia Militar/PE. Informou também que conheceu uma pessoa (não revelou detalhes), o qual lhe solicitou que fosse até o bairro da Macaxeira/PE onde lhe foi entregue uma caixa de papelão, sem, contudo, saber do que se tratava, para posteriormente ser entregue a “esse suspeito” que passaria no local em que estava residindo para pegar os produtos. A Polícia Federal acredita que tais insumos químicos apreendidos seriam usados para transformação em laboratórios clandestinos da pasta base de cocaína em crack, com o objetivo de dar volume a droga, ou seja, para cada quilo de crack, com a mistura desses produtos poderia se produzir até cinco quilos do material entorpecente. A Fenacetina é uma substância utilizada em algumas medicações que tem efeito analgésico, porém, em muitos países, como nos Estados unidos, é proibida por conta da toxidade que apresenta e dos problemas que podem ser causados. Se ingerida em excesso a fenacetina pode causar disfunção da medula óssea, no fígado e danos aos rins.


Esta é a 5ª apreensão de drogas que a PF realiza em Recife no ano de 2016. Com esta apreensão, foram presas até agora, 10 pessoas (9 homens e 1 mulher) e apreendidos 2Kg de pasta base e 1.273Kg de maconha e 1,1Kg de crack, 5Kg de Fenacetina, 3Kg de Bicarbonato de Sódio e 12Kg de Manitol. Em 2015 a PF conseguiu prender 34 (trinta e quatro) pessoas por tráfico de drogas, 862Kg (oitocentos e sessenta e dois quilos) de maconha,156Kg (cento e cinquenta e seis) quilos de pasta base de cocaína, 28Kg (vinte e oito) quilos de crack e 614Kg (seiscentos e quatorze) quilos de cocaína pura;