Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

VAMOS ENTENDER O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO.



Caracteriza-se por submeter trabalhadores a humilhação, vexame e constrangimentos, de forma repetitiva e prolongada, durante a jornada de trabalho e no exercício das funções, chegando a desestabilizar o profissional, forçando-o às vezes a desistir do emprego.
A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador e trabalhadora comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde física e mental, que podem evoluir para a incapacidade para o trabalho, desemprego, consistindo num risco invisível, mas efetivo, nas relações de trabalho.
Normalmente o agressor escolhe o funcionário mais isolado do grupo e fragilizado, menosprezando-o e responsabilizando-o por qualquer falha ocorrida na empresa, com críticas em público, chegando a impedir o empregado a apresentar sua justificativa.
Para combatermos esse tipo de prática precisamos de informação e mobilização dos trabalhadores e patrões sejam vítimas ou testemunhas, criando um ambiente de não aceitação desta prática, buscando um ambiente saudável nas relações empregador/empregado.
Dr. Erick Lessa delegado da Polícia Civil de Pernambuco.
Quer sugerir um tema para nossa próxima crônica, interaja conosco, através do email: ericklessa04@gmail.com. Participe!!