ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

PRF REALIZA “OPERAÇÃO TRANSPORTE ESCOLAR” EM PERNAMBUCO

Dentre as principais infrações observadas estão a ausência de equipamentos obrigatórios

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, de 30 de outubro a 1º de novembro, a operação de fiscalização de transporte escolar nas rodovias federais de Pernambuco. A iniciativa teve como foco a prevenção e redução dos acidentes de trânsito envolvendo este tipo de veículo, buscando ainda promover a conscientização da sociedade, especialmente motoristas e usuários do transporte escolar, sobre os riscos da desobediência às normas de trânsito.

Além da etapa de fiscalização, a Operação buscou ainda promover uma aproximação entre órgãos e parceiros envolvidos no serviço de condução de escolares para que juntos possam desenvolver ações preventivas e de conscientização da responsabilidade coletiva quando o assunto é segurança viária.


“Essa fiscalização tem importância estratégica para a sociedade e para a instituição PRF, já que esses veículos transportam crianças e adolescentes, que em sua grande maioria, só tem esse meio para chegar à escola e, frente a essa situação, acabam se submetendo a um transporte arriscado para ter acesso ao direito fundamental à educação”, explicou o Superintendente da PRF/PE, Alexandre Rodrigues.

Com apoio de equipes especializadas da PRF, as fiscalizações, dentre outras exigências legais, foram direcionadas para os equipamentos obrigatórios dos veículos (tacógrafo e cinto de segurança, por exemplo), verificação da capacidade máxima de lotação e documentos de porte obrigatório para condutores.


No total, 75 veículos escolares foram fiscalizados. Dentre as irregularidades mais observadas pelos PRFs estavam a ausência de equipamentos obrigatórios ou quando existentes em desacordo com a legislação. Para-brisas trincado, cinto de segurança não disponível para todos os ocupantes, tacógrafo sem a devida aferição e caracterização externa sem visibilidade foram algumas irregularidades.

Foram emitidos 56 autos de infração; dois veículos precisaram ser removidos para o pátio até que fossem feitas as adequações necessárias para o transporte seguro dos alunos. Para denunciar transporte irregular de escolares, ligue 191.