ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

COLUNA HORA DA CIDADANIA COM O DELEGADO ERICK LESSA


OS FACILITADORES DO FUTURO DA NAÇÃO!

Esse mês de outubro é eleito por muitas unidades federativas em homenagem aos seus professores. Na verdade a data comemorativa é o dia 15 de outubro e tem sua origem histórica por um decreto do primeiro Imperador do Brasil Dom Pedro I, que implementou por meio de decreto de 1827 o Ensino Elementar no Brasil, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.

Já em 1947 o professor paulista Salomão Becker criou essa data para confraternizar e homenagear os professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Esses são os profissionais que têm a missão de desenvolver a educação e o conhecimento em nossa nação, abrangendo uma gama de trabalhadores que atuam desde o ensino fundamental até o superior universitário.

Nós da coluna Hora da Cidadania homenageamos os educadores da nação, os facilitadores do futuro do país, os nossos professores, e acreditamos que é a profissão mais importante de todas, já que todos os outros trabalhadores precisam dos ensinamentos dos educadores para construir seus conceitos e sedimentar seus conhecimentos, afinal, sem a educação e os nossos mestres, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

Concluímos com a lição do Pernambucano Paulo Freire, que foi educador, pedagogo e filósofo brasileiro, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica, que afirmou: “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.


Fica a reflexão. Esteja atento à próxima edição da coluna Hora da Cidadania, que é divulgada todas as segundas-feiras. Você pode dar sugestão de temas, fazer críticas e elogios através do e-mail: ericklessa04@gmail.com.
GRUPO MOTO ARTE