Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MAIS DOIS VEREADORES SÃO PRESOS E TRÊS ESTÃO SENDO PROCURADOS PELA POLÍCIA EM CARUARU

 



JOSÉ EVANDRO FRANCISCO DA SILVA, “EVANDRO SILVA”

CRIMES: CORRUPÇÃO ATIVA e INTEGRAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA - PRESO EM 29JAN14

ERIVALDO SOARES FLORENCIO, “VAL DAS RENDEIRAS”

CRIMES: CORRUPÇÃO PASSIVA e INTEGRAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA - PRESO EM 29JAN14
JOSEVAL LIMA BEZERRA, “VAL DE CACHOEIRA SECA”
CRIMES: CORRUPÇÃO ATIVA e INTEGRAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA  - FORAGIDO 

AVERALDO RAMOS DA SILVA NETO, “NETO”

CRIMES: CORRUPÇÃO ATIVA e INTEGRAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA - FORAGIDO
JADIEL JOSÉ DO NASCIMENTO, “PASTOR JADIEL”

CRIMES: CORRUPÇÃO PASSIVA e INTEGRAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA - FORAGIDO

Organograma da negociata.



A Gerência de Controle operacional do Interior 1, da Polícia Civil, deflagrou na tarde desta quarta-feira (29) em Caruaru, a “Operação Ponto final 2”, que teve como finalidade, dar cumprimento a 05 mandados de prisão preventiva e 05 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela justiça. Ao todo, os policiais cumpriram 02 mandados de prisão, contra os vereadores, Val das Rendeiras, do PROS e Evandro Silva, do PMDB. Outros 3 mandados de prisões não foram cumpridos por que os policiais não localizaram os 3 acusados. Na manhã de hoje, o delegado responsável pelas investigações, Dr. Erick Lessa, apresentou o resultados da operação e informou que os outros três vereadores, alvos da operação que não foram presos são: Val de Cachoeira Seca do DEM, Neto do PMN e Pastor Jadiel do PMDB, que estão foragidos.


A Operação Ponto Final 2 é resultado do desdobramento do Inquérito Policial que teve início para apurar notícias de que na Câmara de Vereadores da cidade de Caruaru – PE existia a exigência de dinheiro para a aprovação de projetos de lei do Poder Executivo, e que resultou na deflagração da Operação Ponto Final, no dia 18 de dezembro de 2013, com a prisão de 10 vereadores a qual focou no projeto do BRT.

Ao todo a operação contou com 30 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães e além das prisões, foram cumpridos 05 mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pela justiça.
Delegado Erick Lessa, responsável pelo caso.

Delegado Salustiano Albuquerque, gestor da Dinter-1.

Delegado Regional Dr. Nehemias Falcão.

De acordo com o delegado Erick Lessa, foi constatado que os 5 vereadores investigados, estavam fazendo uma negociata para aprovar o relatório para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar a prefeitura de Caruaru, junto a CGU (Controladoria Geral da União) e os vereadores  investigados responderão pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e organização criminosa. Os valores negociados não foram divulgados pelo delegado.

Com o decorrer do procedimento investigatório foi possível identificar a questão de compra e venda de assinaturas em um requerimento para abertura de uma CPI, interposto pelo Vereador Evandro Silva, onde se constatou a participação de 05 (cinco) edis, sendo que três pagaram e dois receberam, corroborado por depoimentos colhidos no dia da deflagração da Ponto Final 1.
  




Os vereadores presos, foram submetidos a exames de corpo delito no IML e foram encaminhados a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru.

Desde que começaram a ser investigados, já foram presos 10 vereadores de Caruaru: Jajá, Eduardo Cantareli, Louro do Juá, Sivaldo Oliveira, Cecílio Pedro, Val das Rendeiras, Evandro Silva, Neto, Pastor Jadiel e Val de Cachoeira Seca. Evandro Silva e Jajá, já foram recolhidos três vezes cada, desde que se tornaram vereadores da Capital do Agreste.