Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

OPERAÇÃO AQUÁRIO DA PF COMBATE CRIMES PREVIDENCIÁRIOS




Recife/PE - A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 21/01, a operação Aquário[1], de combate a crimes previdenciários. Cerca de 100 policiais federais cumpriram 12 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de condução coercitiva nas cidades de Recife, Olinda e no entorno. A ação desarticulou uma organização criminosa especializada na obtenção de benefícios sociais fraudulentos, que já gerou um prejuízo de cerca de R$ 2,5 milhões de reais aos cofres públicos.

O trabalho é fruto de uma força tarefa previdenciária composta pela PF e a APEGR, Assessoria de Pesquisas Estratégicas e Gerenciamento de Riscos da Previdência Social. O Serviço de Saúde do Trabalhador do INSS também auxiliou nas apurações.

As investigações mostram que a quadrilha atuava na obtenção de carteiras de identidade e CPFs falsos que eram utilizados perante à Previdência Social com o fim de obter benefícios, como o de Amparo Social ao Idoso e o de Amparo Social à Pessoa Portadora de Deficiência. Os criminosos também faziam uso de atestados médicos falsos para consumação das fraudes.

O INSS calcula um prejuízo de R$ 2.486.477,03 aos cofres públicos com a concessão dos benefícios fraudulentos. Dentre os crimes que os integrantes da quadrilha praticaram estão uso de documento falso, estelionato, corrupção passiva, peculato e associação criminosa.

Será concedida entrevista coletiva às 10 horas, no auditório da Superintendência Regional da PF em Pernambuco, localizada na av. Cais do Apolo, n° 321, Bairro do Recife.


[1] O nome da operação Aquário é uma referência ao bairro de Peixinhos, na cidade de Olinda, região onde mora a maioria dos envolvidos. Favor trazer pen drive para divulgação de imagens.