Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quarta-feira, 28 de março de 2018

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUZA



O “MAR” DE CORRUPÇÃO

Estamos vivenciando dias intensos em nosso país. Por todos os lados observamos desestruturação nos diferentes poderes/instituições que compõe o Brasil. É como se um mar de problemas inundasse essa terra, e grande parte dele, tem como sustentação a corrupção.

A operação Lava Jato, iniciada em 2014, sob liderança do juiz Sérgio Moro, tem investigado crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, propina, organização criminosa, entre outros. Através de delações premiadas e investigações, estão sendo investigados e condenados membros administrativos da empresa estatal petrolífera Petrobras, políticos, empresários, entre outros. E, cada vez mais somos surpreendidos com novas informações e tentativas de anular os avanços da operação e consequentemente, a justiça.

Nos últimos dias, outro fato veio à tona, agora no sistema carcerário do Rio de Janeiro. 

Investigações conduzidas pelo Ministério Público Estadual e Federal desvendam um conjunto de violações que vai de fraudes em contratos públicos, incluindo a compra de quentinhas para presos, a esquemas de entrada de celulares, armas e drogas nas celas. 

Pode-se dizer que, o sistema demonstra está plenamente corrompido. Quadrilhas são beneficiadas pelo caos nos presídios, a desordem facilita a venda de benefícios e essa desordem aparenta ser uma das estratégias, senão a principal, para manutenção da corrupção nesse setor.

O Brasil passa por um período instável e fragmentado. O sentimento disseminado é de descrédito das esferas representativas. Como por exemplo, de um lado temos o Supremo Tribunal Federal que às claras tem apresentado tentativas saturadas de tornar culpados em inocentes, por outro lado, um governo que diante de todos tenta aprovação de interesses próprios a qualquer custo, inclusive com nítidas tentativas de compra de apoios.

Infelizmente as marcas da corrupção estão impregnadas em todo o país. Nem precisamos ir muito longe para notar isso. Em nosso município, basta tirar um curto tempo para avaliar processos licitatórios de compras absurdas, que desafiam a lógica, que conseguimos refletir o quanto que a gestão pública aparenta está em um emaranhado administrativo. 

Desejamos que a justiça em seu pleno exercício possa atuar higienizando esse perfil de gerência na nação e, que essas instâncias sejam ocupadas por pessoas que pensem no serviço público com a seriedade e ética que o mesmo merece.

Essa é minha opinião de mulher! Participe conosco enviando suas dúvidas, questionamentos e sugestões para dra.nayarasousa@hotmail.com