ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

COLUNA DO DELEGADO LESSA

 


‘Sim’ ao porte de armas para CACs em Pernambuco

Os CACs têm sido motivo de um amplo debate nacional e estadual. A sigla é empregada para designar  colecionadores, atiradores esportivos e caçadores. E um importante avanço para essa categoria está sendo desenvolvido na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a partir do Projeto de Lei nº 003065/2022, publicado no Diário Oficial da quinta-feira (10).

A proposta, de nossa autoria em parceria com outro deputado, prevê concessão de porte de armas para que CACs possam se deslocar com segurança até os locais de prática da atividade. Essa matéria parte do reconhecimento dos riscos que envolvem o tiro esportivo, de modo que os praticantes desse esporte possuem uma efetiva necessidade do porte de arma.

Vale ressaltar que o projeto contempla os caçadores, atiradores e colecionadores que integram entidades legalmente constituídas no estado de Pernambuco. Não estamos falando em liberar armas para todo mundo. Muito pelo contrário. Os esportistas que fazem parte de clubes de tiro passam por profundos exames psicológicos e possuem capacidade técnica comprovada por órgãos nacionais. Ora, o chamado ‘tiro prático’ é considerado um dos esportes mais seguros do mundo, praticado em mais de 150 países e presente no Brasil desde 1992. Afinal, para lidar com armas e munições é necessário equilíbrio, responsabilidade e precisão.

Em tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei será analisado em comissões até seguir para a votação no plenário. Contamos com o bom senso dos pares e com o apoio daqueles que entendem que o cidadão de bem possui o direito de proteger a si próprio e à sua família.