ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

EVENTO NO RECIFE APRESENTA NOVOS EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS PARA O IITB E POLÍCIA CIENTIFICA

 



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, esteve, na manhã desta quarta-feira (28), na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), em Santo Amaro, Recife. O evento teve como objetivo a apresentação dos novos equipamentos tecnológicos Forenscope e Contacless e da Carteira de Identidade Nacional. O secretário de Defesa Social, Humberto Freire; o Chefe e o Subchefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão e Darlson Macedo; e o gestor do IITB, Paulo Jeann, participaram da cerimônia.

Apresentado por peritos papiloscopistas, os equipamentos Forenscope e Contactless possuem detecção multiespectral e geração de imagens de impressões digitais latentes, respectivamente. Essas funcionalidades contribuem para a rapidez da identificação de vestígios papiloscópicos em locais de crime.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um instrumento de segurança e cidadania para todos os brasileiros, sendo instrumento para facilitar e desburocratizar a vida do cidadão ao possibilitar maior agilidade na concessão de crédito e recebimento de direitos sociais e assistenciais. De acordo com o Decreto nº 10.977/2022, a nova identidade unifica nacionalmente o número do CPF como registro geral de identificação. O documento vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado. Nesse primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para a 1a. via e cidadãos maiores de 65 anos. Em relação aos demais cidadãos, será publicado um cronograma de atendimento a partir de março de 2023 – prazo conferido pelo Governo Federal.

Na ocasião, ainda foi lançada a Cartilha Cidadã com o personagem IITBzinho que apresenta o trabalho do IITB de forma simples e direta à toda população.

A secretária da Mulher, Ana Elisa Sobreira; o Comandante da PMPE, Roberto Santana; o gestor da GGPOC, Fernando Benevides; o Chefe de gabinete do governador, Marcelo Canuto; e diretores da PCPE estavam presentes, entre outras autoridades.

Da Polícia Civil de Pernambuco