ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 24 de junho de 2019

COLUNA DO DELEGADO LESSA




Crime e Violência: Prevenir para Reduzir

A política de combate ao crime exige três atividades: prevenir, reprimir e controlar a criminalidade. Recentemente, Pernambuco ganhou um reforço considerável no combate à violência, com a sanção do projeto de lei 130/2019. A norma instituiu a Política de Prevenção Social ao Crime e à Violência, que tem por objetivo contribuir para a prevenção e redução do crime e da violência.

Para tanto, o estado deverá investir na promoção de ações integradas de políticas públicas nos territórios de maior incidência criminal para superação das vulnerabilidades indutoras de violência e da criminalidade. O foco prioritário será a atenção a grupos e segmentos sociais mais vulneráveis, a exemplo de crianças e adolescentes.

As medidas serão implementadas em 54 territórios prioritários de atuação em Pernambuco. Além disso, prevê-se a instituição de 12 Núcleos de Prevenção à Violência, que são equipamentos com oficinas de esportes, lazer, cultura e cidadania, nos locais tidos como mais vulneráveis.

Estas são algumas das ações para que o Estado intervenha de forma positiva na vida das pessoas, com ações integradas e intersetoriais. Afinal de contas, a Segurança Pública não é uma questão unicamente policial penal, mas também social. É preciso que todos os setores da sociedade deem as mãos para dirimir a violência e promover a paz.