AUTO VIP

AUTO VIP

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

ROTA PROTEÇÃO VEICULAR

ROTA PROTEÇÃO VEICULAR

segunda-feira, 3 de junho de 2019

FISCALIZAÇÃO TEVE O APOIO DA CIPOMA E APREENDEU TAMBÉM CINCO JABUTIS. ANIMAIS SERÃO REABILITADOS E DEPOIS RETORNARÃO À NATUREZA



Uma nova etapa da Operação Voo Livre, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), resultou na apreensão de 95 pássaros silvestres – de diversas espécies – e de seis jabutis (um adulto e cinco filhotes) no município de Bezerros, Agreste do Estado. A ação foi realizada ao longo do domingo (2), começando pela manhã e indo até a noite, com a participação também de policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma/Polícia Militar). Foram emitidos catorze autos de infração por criação ilegal e animais silvestres, sendo três de advertência e onze de multas simples, totalizando, juntas, R$ 49,8 mil. Os autuados têm prazo de vinte dias para oferecer recurso.

Na ação, os agentes ambientais realizaram apreensões em diversas residências, na área central do município e em bairros mais afastados, além de Serra Negra. Em uma das residências, em cima de um estabelecimento comercial, no bairro de São Pedro, foi encontrado um enorme viveiro que, no momento da investida, contava com 20 pássaros. Em Serra Negra, alvo de denúncias anônimas à CPRH sobre a prática de caça (crime ambiental), os agentes percorreram a área pela manhã e tarde, realizaram algumas apreensões, mas não houve flagrante de caça.

Durante a operação, os agentes passaram informações a respeito da legislação ambiental, orientando as pessoas sobre crimes ambientais. Os jabutis e os pássaros apreendidos foram encaminhados nesta segunda (3) ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, no bairro da Guabiraba, Recife, onde passarão por um período de reabilitação e, posteriormente, serão devolvidos à natureza, em áreas de soltura do Estado.  Entre as espécies de aves, há galos-de-campina, azulões, papa-capins, cravinas, xexéus, sibitos, tico-ticos, um periquito-rei e um papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), espécie ameaçada de extinção.