Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 24 de julho de 2017

COLUNA A HORA DA CIDADANIA COM O DELEGADO ERICK LESSA


O país precisa voltar os olhos para o sistema penitenciário.

Estudo realizado pelo Ministério da Justiça, através do INFOPEN (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias), aponta que 70% dos reeducandos que se encontram encarcerados nas unidades prisionais do Estado de Pernambuco cometeram crimes de tráfico, roubo ou homicídio.

São crimes que a população infelizmente está acostumada a se deparar no dia a dia, inclusive a própria mídia já não destaca tais ocorrências, com a mesma relevância que era dada num passado não tão distante.

Além disso, já temos estudos que demonstram que o país tem aproximadamente 600 mil pessoas encarceradas, e pouco mais de 200 mil vagas nas unidades penitenciárias, ou seja, em sua grande maioria, temos superlotação carcerária.

Não dá para jogar para debaixo do tapete a realidade que se apresenta em nossa sociedade: o preso não encontra ressocialização nas cadeias e presídios do país, muito pelo contrário.

Ademais, este indivíduo não vai ficar eternamente fora do convívio social, pois a legislação, branda como é, logo o reinsere na sociedade e sem perspectiva de vida volta, em sua maioria, para o crime, pois não experimentou a vivência da reeducação.

É preciso que o poder público analise com critério e busque a efetiva ressocialização das pessoas que se encontram recolhidas em unidades carcerárias e busquem alternativas, com aplicação de mais investimentos, para que o preso encontre novas perspectivas na vida, seja com o aprendizado de uma profissão, que lhe fornece dignidade e oportunidade de reinserção social; seja através da educação, que abre os seus horizontes; seja pela força no poder do Evangelho, em busca de uma vida diferente, com princípios e pilares renovados para enfrentar, com bases sólidas, os desafios do cotidiano, ou com todas essas questões juntas, tudo isso com o imprescindível apoio familiar, para o ajudar a reencontrar novos rumos na reconstrução de sua história.


Fica a reflexão. Esteja atento à próxima edição da coluna Hora da Cidadania e envie sua opinião, crítica ou elogio para o e-mail: ericklessa04@gmail.com.
QUEIJO SANTA GERTRUDES