ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

PRF PARTICIPA DE CURSO DE DESASTRES E INCIDENTES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS PROMOVIDO PELO SAMU

Helicóptero da instituição atuou no resgate de vítimas em um simulado de acidente automobilístico



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, nesta quinta (29) de um simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) em Pernambuco. A simulação foi a última etapa do 3º Curso de Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas em Atendimento Pré-hospitalar promovido pelo SAMU Metropolitano do Recife.

Cerca de 400 profissionais, entre eles cinco policiais rodoviários federais participaram da capacitação iniciada no último dia 27 de setembro. O objetivo foi atualizar os protocolos de socorro às vítimas em sinistros com múltiplas vítimas, bem como fortalecer a integração e organização dos serviços envolvidos nessa assistência.


Na atividade simulada, que aconteceu na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, foi preparado um cenário de colisão entre uma Van com vários ocupantes e um carro de passeio. Para fazer o resgate dos feridos, foram utilizadas ambulâncias, motos e helicópteros, entre eles o da PRF e sua tripulação, comandada pelo PRF Victor Bondan.

Profissionais do Samu, PRF, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército Brasileiro, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entre outros parceiros que atuam em emergências, participaram da formação, com abordagens teórico-prática, unindo aulas expositivas dialogadas e simulações de situações mais frequentes em desastres com múltiplas vítimas. Dentro da programação, houve ainda demonstração de exercícios, mesa redonda e apresentação de estratégias para eventos de massa.

“Ao longo dos três dias de evento, os alunos aprenderam a parte teórica e hoje, neste fechamento da formação, eles puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos. A simulação é bem próxima da realidade porque a gente não sabe quando um Incidente com Múltiplas Vítimas vai acontecer, por isso é necessário estar treinado, capacitado e pronto para responder à altura, caso ocorra um grande sinistro”, destaca o coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Dr. Leonardo Gomes.


Os Incidentes com Múltiplas Vítimas são eventos que envolvem mais de cinco pessoas em estado grave e que podem sofrer prejuízo no abastecimento, comunicação, transportes e acesso ao local. Para que o atendimento a esses pacientes seja bem-sucedido é necessário que haja comando, comunicação e controle.

Entre os temas abordados no curso, “Comunicação em situação de desastre”; “Transporte de vítimas em situação de desastre”; “Triagem pré-hospitalar”; “Segurança de Cena e Zoneamento das áreas de risco”; “Gerenciamento de Riscos em Situações de Estruturas Colapsadas, Queda De Barreiras e Enchentes”, e outros.