ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sábado, 24 de outubro de 2020

COLUNA CLUBE DO FILME COM MARY QUEIROZ

 


O Presente

 


 Suspense fantástico que vem nos presentear com um belo terror psicológico.

Fazendo uma visita nos filmes de suspense de 2015, O Presente,  é sem dúvida o que mais me surpreendeu porque entrega uma trama simples, porém profunda. Com leveza, joga em cenas, verdades e mentiras dos personagens, nos incentivando na busca por respostas. Sutilmente manipula as informações, soltando-as em pequenas doses , mas que fazem absolutamente todo sentido pois se utilizar de acontecimentos passados, momentos presentes e futuro desconhecido para criar o tom de mistério na trama. O inicio já  consegue despertar arrepios, e quando aos poucos vamos conhecendo o casal Simon (Jason Bateman) e Robyn (Rebecca Hall), nosso interesse se intensifica, na medida que a trama avança. O filme inicia com ambos recomeçando suas vidas, em uma nova casa, até o dia em que Simon reencontra em uma loja Gordon (Joel Edgerton), um ex-colega de escola. Na mesma proporção em que os encontros entre eles aumentam, Robyn passa a se sentir cada vez mais insegura e Simon mais incomodado com os presentes recebidos e a aproximação de Gordon, devido a um antigo e incômodo segredo dos dois colegas. 

Com uma atmosfera opressora, desinteressada em sustos gratuitos, O Presente une as histórias de Gordon e Simon em um segredo, destacando a obsessão de Gordon em esclarecer o passado, mas o longa respeita a inteligência do espectador, apresentando pequenas pistas sobre qual segredo ambos compartilha, sem cair em clichês ou se tornar previsível.

A direção e roteiro tem a frente Joel Edgerton, que além de atuar, fez um excelente trabalho ao dirigir seu primeiro filme. Bem estruturado, inteligente e cativante, temos uma trama recheada de mistérios e conflitos, onde lentamente a narrativa vai nos conduzindo a adentrar na vida nos personagens, todos desenvolvidos para que suas camadas sejam exploradas aos poucos, no ritmo de cada um, fazendo jus ao ditado utilizado para o material de divulgação onde diz "Só porque você superou o passado, não significa que o passado tenha superado você".

 O Presente é um filme que vai nos conduzir a uma reflexão sobre o impacto da responsabilidade que cada um carrega sobre atos e mentiras do passado, o que é de fato verdade ou não. O roteiro, trabalhado por Joel Edgerton,  é hipnotizante e claustrofóbico, deixando-nos literalmente prisioneiros da trama.

A escalação de todos e o entrosamento do elenco é um trabalho primoroso, e a química entre eles é perfeita, deixando-os confortáveis  dentro de seus papeis. As atuações, são de fato o ponto forte no filme, todas se destacam, mas a de  Joel Edgerton, merece ser exaltada aqui, é nela que encontramos o tom provocativo que conduz toda a trama. Ele consegue ocultar seus pensamentos e ações até o último minuto do filme, criando enigmas interessantes, deixando claro que é ele que está no controle do futuro agora.

 O Presente nos entrega um final arrebatador e inteligente, que provoca uma sensação gostosa de desorientação na gente, mas que é impossível não reconhecer uma obra como essa, e não tem que não fique satisfeito com o último ato de Gordon, ou seja, dar a Simon o melhor dos presentes, o que de fato ele merecia.

 

PROGRAMA CLUBE DO FILME

 


Neste sábado, 13h, na Rádio Cultura do Nordeste, tem o seu programa de cinema CLUBE DO FILME. Comandado por Edson Santos e Mary Queiroz.

O programa terá como tema O Incrível Universo dos Tokusatus. Nos estúdios da emissora,  a presença de Magno Agra, Cosmaker e Cosplay. Por telefone, participação de Fabiano Ferreira, criador do super-herói Tokusatsu brasileiro Timerman.

Acompanhe pelas nossas Redes Sociais:

www.radioculturadonordeste.com.br

Rádio Cultura do Nordeste

Ouça pelo site:  HYPERLINK "http://www.radioculturadonordeste.com.br"

www.radioculturadonordeste.com.br. Acompanhe ao vivo pela LIVE do Facebook:  HYPERLINK "http://www.facebook.com/RadioCultura1130" www.facebook.com/RadioCultura1130. Em Caruaru e região, sintonize 96,5