Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sábado, 24 de outubro de 2020

COLUNA CLUBE DO FILME COM MARY QUEIROZ

 


O Presente

 


 Suspense fantástico que vem nos presentear com um belo terror psicológico.

Fazendo uma visita nos filmes de suspense de 2015, O Presente,  é sem dúvida o que mais me surpreendeu porque entrega uma trama simples, porém profunda. Com leveza, joga em cenas, verdades e mentiras dos personagens, nos incentivando na busca por respostas. Sutilmente manipula as informações, soltando-as em pequenas doses , mas que fazem absolutamente todo sentido pois se utilizar de acontecimentos passados, momentos presentes e futuro desconhecido para criar o tom de mistério na trama. O inicio já  consegue despertar arrepios, e quando aos poucos vamos conhecendo o casal Simon (Jason Bateman) e Robyn (Rebecca Hall), nosso interesse se intensifica, na medida que a trama avança. O filme inicia com ambos recomeçando suas vidas, em uma nova casa, até o dia em que Simon reencontra em uma loja Gordon (Joel Edgerton), um ex-colega de escola. Na mesma proporção em que os encontros entre eles aumentam, Robyn passa a se sentir cada vez mais insegura e Simon mais incomodado com os presentes recebidos e a aproximação de Gordon, devido a um antigo e incômodo segredo dos dois colegas. 

Com uma atmosfera opressora, desinteressada em sustos gratuitos, O Presente une as histórias de Gordon e Simon em um segredo, destacando a obsessão de Gordon em esclarecer o passado, mas o longa respeita a inteligência do espectador, apresentando pequenas pistas sobre qual segredo ambos compartilha, sem cair em clichês ou se tornar previsível.

A direção e roteiro tem a frente Joel Edgerton, que além de atuar, fez um excelente trabalho ao dirigir seu primeiro filme. Bem estruturado, inteligente e cativante, temos uma trama recheada de mistérios e conflitos, onde lentamente a narrativa vai nos conduzindo a adentrar na vida nos personagens, todos desenvolvidos para que suas camadas sejam exploradas aos poucos, no ritmo de cada um, fazendo jus ao ditado utilizado para o material de divulgação onde diz "Só porque você superou o passado, não significa que o passado tenha superado você".

 O Presente é um filme que vai nos conduzir a uma reflexão sobre o impacto da responsabilidade que cada um carrega sobre atos e mentiras do passado, o que é de fato verdade ou não. O roteiro, trabalhado por Joel Edgerton,  é hipnotizante e claustrofóbico, deixando-nos literalmente prisioneiros da trama.

A escalação de todos e o entrosamento do elenco é um trabalho primoroso, e a química entre eles é perfeita, deixando-os confortáveis  dentro de seus papeis. As atuações, são de fato o ponto forte no filme, todas se destacam, mas a de  Joel Edgerton, merece ser exaltada aqui, é nela que encontramos o tom provocativo que conduz toda a trama. Ele consegue ocultar seus pensamentos e ações até o último minuto do filme, criando enigmas interessantes, deixando claro que é ele que está no controle do futuro agora.

 O Presente nos entrega um final arrebatador e inteligente, que provoca uma sensação gostosa de desorientação na gente, mas que é impossível não reconhecer uma obra como essa, e não tem que não fique satisfeito com o último ato de Gordon, ou seja, dar a Simon o melhor dos presentes, o que de fato ele merecia.

 

PROGRAMA CLUBE DO FILME

 


Neste sábado, 13h, na Rádio Cultura do Nordeste, tem o seu programa de cinema CLUBE DO FILME. Comandado por Edson Santos e Mary Queiroz.

O programa terá como tema O Incrível Universo dos Tokusatus. Nos estúdios da emissora,  a presença de Magno Agra, Cosmaker e Cosplay. Por telefone, participação de Fabiano Ferreira, criador do super-herói Tokusatsu brasileiro Timerman.

Acompanhe pelas nossas Redes Sociais:

www.radioculturadonordeste.com.br

Rádio Cultura do Nordeste

Ouça pelo site:  HYPERLINK "http://www.radioculturadonordeste.com.br"

www.radioculturadonordeste.com.br. Acompanhe ao vivo pela LIVE do Facebook:  HYPERLINK "http://www.facebook.com/RadioCultura1130" www.facebook.com/RadioCultura1130. Em Caruaru e região, sintonize 96,5