ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 21 de março de 2022

COLUNA DO DELEGADO LESSA

 


Valorizar os professores para diminuir impasses na Educação

Todos sabemos que a valorização do professor é um passo fundamental para promover uma educação de qualidade. Essa realidade, percebida pelos profissionais da área, é atestada inclusive pelo Índice Global de Status do Professor (IGSP), o qual comprovou que há uma relação direta entre o reconhecimento social do professor e o desempenho do aluno nas pontuações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Entretanto, uma série de impasses tem ocorrido nos últimos dias, em vários municípios pernambucanos. A categoria vem, com toda razão, exigindo o reajuste do piso salarial, em conformidade com a legislação.

Em Arcoverde, por exemplo, vê-se um cenário de indefinições, no qual o projeto de lei que está em tramitação tem sido alvo de críticas, por não apresentar clareza sobre o tópico. Municípios como Caruaru, Recife, Bezerros, São Caetano, Primavera, Surubim e Sairé, para citar alguns, também se tornaram palcos de luta da categoria. Embora cada situação tenha suas particularidades, em muitos casos o que se percebe é uma falta de vontade dos mandatários para atender às solicitações e dialogar com os professores.

Enquanto os impasses se arrastam, quem mais sofre são os estudantes, principalmente os menores. Um recente estudo do Laboratório de Pesquisas em Oportunidades Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LaPOpE/UFRJ) sobre o impacto da pandemia na educação infantil destacou que é preciso intensificar o acompanhamento e a consciência familiar no desenvolvimento infantil e, ressalta-se, a necessidade de políticas sociais intersetoriais. Para vencer os desafios da Educação, é preciso tratar do assunto com seriedade, valorizar os profissionais e estimular a formação de novos professores. Essa responsabilidade deve ser compartilhada por todos.