ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 25 de maio de 2020

COLUNA DO DELEGADO LESSA




Saúde Mental em Tempos de Pandemia

A pandemia do novo coronavírus gera preocupação por causa de várias questões, entre elas a saúde mental. Nestes dias de crise, aumentam casos de ansiedade, insegurança e tristeza. Tantas mudanças na rotina e os riscos de infecção estão interferindo na mente e no comportamento das pessoas.

Estudos mostram uma grande elevação de sintomas de depressão e ansiedade em vários países. Há alguns dias, as Nações Unidas divulgaram um documento destacando a necessidade de aumentar o investimento na saúde mental, já que a medida de ficar em casa tem reflexos no sofrimento psicológico de adultos, crianças e adolescentes.

A Organização Mundial de Saúde elaborou um guia com cuidados para a saúde emocional. Reconhecer e acolher os medos, praticar exercícios, desenvolver o hábito da leitura, e manter o sono regular e o contato com pessoas queridas (mesmo que de forma virtual) são algumas das orientações.

É preciso, também, estar em alerta. Se os sintomas estão sendo recorrentes, deve-se procurar o auxílio de um profissional de saúde mental. O cuidado, consigo mesmo e com o próximo, é essencial para que todos possamos vencer este momento difícil.