Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

“OPERAÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA FEDERAL/PE E POLÍCIA CIVIL/PE REALIZA A APREENSÃO DE 40KG DE PASTA BASE DE COCAÍNA E PRENDE 03 PESSOAS, SUSPEITAS DE TRÁFICO INTERESTADUAL DE DROGAS”.















Operação conjunta da Polícia Federal através da DRE-(Delegacia de Repressão a Entorpecentes) e da Polícia Civil através do DENARC-(Departamento de Repressão ao Narcotráfico), prenderam ontem dia 21.11.2013, por volta das 6h, LEANDRO DA SILVA SABINO, brasileiro, solteiro, 27 anos, serralheiro, natural de Medianeira/PR e residente no centro de Cuiabá/MT(não possui antecedentes criminais), SÉRGIO PEREIRA FARIA NATAL, brasileiro, solteiro, 35 anos, comandante de barco hotel, natural e residente em Cáceres/MT (possui antecedentes criminais: já foi preso por tráfico de drogas em Cáceres/MT no ano de 2002 e atualmente estava respondendo ao processo em liberdade) e ODAIR COSTA RAMOS, brasileiro, solteiro, 34 anos, moto-taxista, natural e residente em Várzea Grande/MT (não possui antecedentes criminais).

As prisões aconteceram em virtude de investigações e troca de informações de forma conjunta e integrada entre as policias civil e federal, as quais davam conta de que traficantes oriundos do estado de Mato Grosso/MT estariam se dirigindo até o Recife/PE com o objetivo de se reunirem com bandidos locais para acertarem o repasse de uma certa quantidade de material entorpecente. De posse dessas informações bem como das características físicas dos suspeitos e da localização de onde se daria o encontro e possível armazenamento da droga (uma residência que fica localizada na praia de Marinha Farinha em Paulista/PE), foi montada várias equipes de policiais civis e federais, os quais se dirigiram para o local suspeito com vistas a averiguar e montar vigilância cerrada nas proximidades do imóvel no intuito de esperar a chegada dos possíveis traficantes e realizar uma abordagem visando realizar prisão dos criminosos e apreensão da droga.

A ação integrada começou a surtir efeito e teve seu desfecho final quando ao amanhecer o dia, os policiais perceberam uma movimentação suspeita no interior da casa, razão pela qual resolveram cercar o imóvel e através de uma ação rápida e eficaz conseguiram entrar e prender três pessoas que estavam dentro dos cômodos da residência e ao ser feita uma busca minuciosa foi encontrado em um dos quartos 41 (quarenta e um) tabletes de uma substância pastosa que ao ser submetida a exame narcoteste, resultou positivo para cocaína totalizando um peso bruto de aproximadamente 40Kg – (quarenta quilos) de pasta base de cocaína.

Terminado os trabalhos investigativos e tendo a droga sido encontrada, os três suspeitos receberam voz de prisão em flagrante foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida levados para a sede da Polícia Federal situada no Cais do Apolo, bairro do Recife Antigo, onde após as formalidades legais de Polícia Judiciária, acabaram sendo autuados pela prática contida nos artigos 33, 35 e 40 da Lei 11.343/06 (tráfico interestadual de entorpecentes e associação para o tráfico), e, caso sejam condenados poderão pegar penas que somadas ultrapassam os 25 (vinte e cinco) anos de reclusão.  Após a autuação os presos fizeram exame de corpo de delito no IML-Instituto de Medicina Legal e logo após foram recambiados para o COTEL- Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual de Paulista/PE. Além da droga, também foram apreendidos: 04 (quatro) aparelhos celulares, diversos cartões de crédito, extrato bancário com diversos depósitos e movimentação financeira, além de 20(vinte) pequenas caixas de Bicarbonato de Sódio, contendo 100g cada, totalizando 2Kg (dois) quilos, material esse usado para dar volume à droga e 01(uma) prensa mecânica para compactar a droga em forma de tijolos.

Em seus interrogatórios os presos informaram que chegaram à capital pernambucana através de avião pelo Aeroporto dos Guararapes/PE e não contribuíram para o aprofundamento das investigações em seus depoimentos, negando suas participações e tendo um deles usado do seu direito constitucional de só falar em juízo. Pela forma de apresentação a droga é oriunda da Bolívia e, caso a droga fosse transformada em crack daria para se fazer 120kg (cento e vinte) quilos, o que corresponderia a aproximadamente 480 mil pedras. A droga seria usada para abastecer vários pontos de venda de crack na região metropolitana do Recife/PE.

Até agora a PF já conseguiu apreender este ano 2.294Kg de maconha, 375 quilos de pasta base de cocaína, 18,7 quilos de cocaína e prendeu 42 pessoas; Já o DENARC conseguiu apreender este ano 1.203Kg de maconha, 138Kg de pasta base de cocaína, 31,5Kg de cocaína pura e prendeu 258 pessoas; Coletiva de imprensa será concedida amanhã na Sede da Polícia Federal, situada no Cais do Apolo, às 9h do dia 22.11.2013, onde será detalhada em minucias toda a operação e que contará com a presença dos representantes dos órgãos de segurança pública envolvidos. Polícia Federal – Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado- Delegado Bernardo Torres e Delegado Dário Sá Leitão – da DRE. Polícia Civil, Delegado Joao Leonardo Cavalcanti do DENARC.