ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 17 de abril de 2020

LESSA MOSTRA DESAFIOS DA SAÚDE EM CARUARU E SECRETÁRIO ANDRÉ LONGO ANUNCIA MAIS 176 LEITOS CONTRA CORONAVÍRUS




Os desafios do sistema de saúde de Caruaru para combater o novo coronavírus foram apresentados pelo deputado estadual Delegado Erick Lessa ao secretário de Saúde do Estado, André Longo. O discurso foi realizado na manhã desta sexta-feira, 17, em uma reunião realizada, através de vídeo chamada, entre o secretário e alguns deputados estaduais. Durante sua fala, Lessa demonstrou preocupação com a falta de testes rápidos para profissionais de saúde e com a necessidade de ampliação de leitos no município.

O parlamentar mencionou a situação do Hospital Regional do Agreste (HRA). Atualmente, há dois casos confirmados de covid-19 no HRA e quatro casos sob investigação. Os profissionais da unidade estão informados acerca dos protocolos de atendimento, segurança e higiene referentes à pandemia. Contudo, faltam testes rápidos para agilizar a identificação da enfermidade.

Ainda durante a reunião com o secretário de Saúde, Lessa ressaltou a possibilidade de instalação de um hospital de campanha em Caruaru, com atendimento exclusivo para pacientes com covid-19. “Como Caruaru possui uma posição estratégica no Agreste e no estado como um todo, é fundamental que a cidade esteja plenamente equipada para vencer este momento de crise”, destacou.

Na reunião, o secretário André Longo adiantou que a pasta ampliará os leitos exclusivos para a covid-19 no Hospital Mestre Vitalino (HMV). “Nos próximos 15 dias, vamos expandir a quantidade de leitos exclusivos no HMV para 176. Além disso, vamos incrementar outras unidades, pois todos os hospitais devem estar preparados para a covid-19, tendo em vista que muitos poderão atender até mesmo os pacientes assintomáticos”, disse Longo. Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) indicam que a ocupação geral dos leitos exclusivos para covid-19 em Pernambuco atingiu a marca dos 67% e a ocupação das UTIs já está em 90%, o que exige uma célere ampliação dos espaços de cuidado.

Antes da reunião com o secretário de Saúde, o deputado recebeu em seu escritório o diretor do HRA, Pedro Lima, e o assessor técnico da direção, Gilson Fernandes, que apresentaram um relatório da situação na unidade frente à pandemia do novo coronavírus.

 Foto: Viliane Gomes