ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUZA

 


Grávidas devem se vacinar contra o Coronavírus?

 

Esse é um momento muito esperado pelos brasileiros: ter uma vacina disponível. Porém, as informações não estão sincronizadas e tudo é recente. O que tem gerado diversas dúvidas, entre estas, se grávidas podem ser vacinadas.

Com a aprovação de vacinas contra COVID-19 pela Agencia Nacional de Saúde (ANVISA) a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia emitiu recomendações sobre a vacinação em gestantes.

A segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas em gestantes e lactantes, no entanto, estudos em animais não demonstram risco de malformações. É importante que a mulher e o profissional de saúde que a acompanha, avaliem os riscos e benefícios da decisão de tomar ou não.

Sabemos o risco que gestantes e puérperas têm de desenvolver a forma grave da doença, assim como a alta mortalidade por Covid-19 nesse público, podendo ser classificado como grupo de risco. Diante disso, é coerente que seja considerado que, em várias situações os benefícios se sobressaem aos riscos.

Destaco que as vacinas não são de vírus vivos e tem tecnologia conhecida e usada em outras vacinas que já fazem parte do calendário vacinal das gestantes, como as vacinas de coqueluche, tétano e influenza.

Nesse momento de tantas dúvidas, oriento as gestantes dialogarem no pré-natal sobre a vacinação. Cada caso deve ser avaliado e orientado, para que se tenha segurança e a garantia de profilaxia.

A maioria dos profissionais da área obstétrica compreendem que a vacinação deve ser realizada, como estratégia de diminuição da mortalidade materna. É preciso que esse consenso fique mais claro para a população, e traga mais segurança com informações, para que as mulheres consigam ser imunizadas sem tanto receio.

Essa foi minha Opinião de Mulher de hoje. Me acompanhe nas Redes Sociais. Instagram: @nayara_gsousa e Facebook: Nayara Sousa.