AUTO VIP

AUTO VIP

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

ROTA PROTEÇÃO VEICULAR

ROTA PROTEÇÃO VEICULAR

segunda-feira, 11 de março de 2019

COLUNA DO DELEGADO LESSA




Fraternidade e Políticas Públicas

O título deste artigo é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Promovida pela Igreja Católica, a campanha busca “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. O lema chega a ser profético: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Isaías, capítulo 1, versículo 27).

Quando falamos em políticas públicas, estamos nos referindo a um conjunto de ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos previstos na Constituição Federal e em outras leis. Então, a partir deste tema, a Igreja promoverá um olhar para questões de cidadania, a exemplo de Educação, Saúde, Segurança Pública, Transportes e Empregos.

Com a escolha deste tema, a instituição eclesiástica apresenta o ser humano tanto na sua condição espiritual quanto material. A mensagem do Evangelho passa a ser direcionada integralmente para todos os seres humanos. Assim, a determinação em prol do bem deve ser um objetivo de todos nós.

Em tempos de tantas transformações, a Campanha da Fraternidade vem como um convite para desenvolvermos a boa política. Isso é possível com uma visão sólida sobre o papel dos mais diversos atores sociais, por meio de um debate conduzido de maneira cristã, inteligente e republicana, fundamentado na democracia.