ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA

 


QUANDO FAZER O AUTOEXAME DAS MAMAS?


Ouvimos falar bastante sobre a importância da realização do autoexame das mamas, principalmente no mês de Outubro, por ser um período em que existe um movimento global de conscientização para o rastreamento precoce do câncer de mama e de colo de útero.

Durante muito tempo as mulheres foram ensinadas a fazerem o autoexame, com algumas técnicas e de forma periódica. Nos últimos anos, o Instituto Nacional do Câncer – INCA tem enfatizado o autoexame de outra forma. O INCA tem estimulado as mulheres não apenas a realizem o autoexame, mas sim a irem além de uma técnica, que elas conheçam suas mamas!

Diante disso, o autoexame não deve ser realizado somente em um dia fixo no mês. As mulheres devem conhecer suas mamas, observá-las, palpá-las... para que diante de qualquer sinal de alteração, possam buscar um profissional para uma avaliação. E esse entendimento de que conhecer as mamas era necessário aconteceu porque muitas mulheres estavam buscando atendimento por acreditarem que tinham algo e na verdade não tinham. Quando isso acontece, dois problemas ocorrem, primeiro a angustia de estar doente e na realidade não estar e também sobrecarregar o sistema fazendo exames desnecessários, e não permitindo que outras mulheres que realmente precisem de assistência as tenham em tempo oportuno.

A realização do autoexame deverá ocorre ao longo do mês, preferencialmente alguns dias após a menstruação. Um tempo deverá ser separado para esse momento, que poderá se repetir no banho ou na frente do espelho. Gostaria de lembrar que a mamografia é plenamente necessária, e não é substituída pelo autoexame. Porém, o exame de mamografia é indicado pelo ministério da saúde a partir de 50 anos de idade. Já a Associação Brasileira de Mastologia e outras associações que tratam diretamente sobre a saúde da mulher, recomendam o início da mamografia a partir dos 40 anos! Visto que, existe uma porcentagem significativa de mulheres que são acometidas por câncer de mama antes dos 50 anos.

Que os movimentos gerados ao longo de Outubro possam conscientizar e estimular cada mulher sobre as medidas preventivas, assim como aos homens também! Pois embora seja em uma porcentagem menor, o câncer de mama acomete homens também!

Essa foi a minha Opinião de Mulher de hoje. Me acompanhe através do Instagram: @nayara_gsousa.