Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 30 de maio de 2022

COLUNA DO DELEGADO LESSA

 


Chuvas: tragédia, solidariedade e reconstrução

Alagamentos e deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas em Pernambuco têm gerado preocupação. O volume de chuva é o terceiro maior em 50 anos, afetando o sistema de transporte e fechando comércios. Na tarde do domingo (29), estavam confirmados 56 casos de desaparecidos, 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados. O número de mortos já chegava a 44.

Diante do cenário de dificuldades, o Governo do Estado antecipou a nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros, que tomariam posse apenas em 06 de junho, para incrementar o trabalho de socorro às vítimas. As Forças Armadas também entraram no circuito de forças operativas para atender às ocorrências relacionadas às chuvas.

Para se ter uma ideia, entre as 23h da sexta-feira (27) e as 11h do sábado (28), a precipitação registrada chegou a 236 milímetros em alguns pontos da capital. O volume é equivalente a 70% do que era previsto para o mês inteiro. De acordo com estudiosos, as chuvas torrenciais podem estar relacionadas ao fenômeno climático-oceânico ‘La Niña’, que impacta no aumento das chuvas no Norte e Nordeste do Brasil.

Nos próximos dias, é preciso intensificar as ações de reconstrução. Muitas instituições estão mobilizadas e doações já começaram a chegar a pessoas que estão necessitando. A população segue oferecendo um nobre exemplo de solidariedade. Cabe ao poder público, em todas as esferas, concentrar esforços para que casos assim não se repitam mais.