Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA




PERNAMBUCO REGISTRA MENOR NÚMERO DE ROUBOS

Nessa última terça-feira (14), a Secretaria de Defesa Social (SDS/PE) divulgou os dados referentes ao balanço do quantitativo de roubos registrados em 2019 em Pernambuco. O estado registrou 78.943 roubos e de forma consecutiva, tem diminuído a incidência de delitos desse tipo. O número representa o menor índice desde o ano de 2014.

Quando comparado o mês de dezembro de 2019 ao mesmo mês em 2018, houve uma redução de 21%, completando uma série de 28 meses seguidos de declínio de Crimes Violentos contra o Patrimônio. Foram 1.464 casos a menos e esse quantitativo tornou o mês de dezembro o com menores ocorrências em 60 meses.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua atribui a redução nos números aos massivos investimentos, operações, estratégias específicas, entre outros, que o Governo do Estado vem realizando nos últimos meses.  A Região Metropolitana de Recife lidera o ranking de diminuição nos roubos. Em seguida, o Agreste, contabilizando um recuo de 22,66%, saindo de 19.098 casos registrados em 2018 para 14.771, no ano passado.

As reduções estão intimamente ligadas à efetividade do Pacto Pela Vida, que representa uma política pública de segurança, transversal e integrada, construída de forma pactuada com a sociedade, em articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União. 

Em Pernambuco, apenas em 2019, 53 mil pessoas foram presas pelas polícias. Resgatar a sensação de segurança é um grande desafio e também uma resposta à população que anseia pela garantia de proteção. Houve dias no Agreste, por exemplo, que sair de casa havia se tornado um evento capaz de gerar medo, pela onda de violência que acometia a região. Nos últimos meses, nos parece que essa sensação de segurança foi resgatada. Desejamos que cada vez mais, esses números caiam, e os pernambucanos tenham devolvida a dignidade de viver de forma segura e mais tranquila.

Essa foi a minha opinião de mulher de hoje. Participe conosco enviando suas sugestões e críticas. Nos siga no instagram em: @nayara_gsousa e em nossa página do Facebook Nayara Sousa.