Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA




Raquel Lyra “já ganhou”?

No último dia 19, foi divulgada em Caruaru, a primeira pesquisa do ano para intenção de voto ao pleito do executivo.  De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) seria reeleita.

A amostra conteve 440 questionários, com levantamento em 52 bairros contemplando a Zona Urbana e Rural.  Quando perguntado a população mencionando os nomes dos candidatos os resultados foram: Raquel Lyra 36,63%; Tony Gel 19,59%; Delegado Lessa 11,18%; Zé Queiroz 11%; Jornalista Fernando Rodolfo (PL) 1,87%; Raffiê Dellon 1,47%; Manoel da Cazanova 0,22%; Sílvio Nascimento (sem partido) 0,22% e Marcelo Rodrigues (PT) 0,0%. Em paralelo, brancos somaram 9.73% e não sabe ou não respondeu 8,09%.

A pesquisa avaliou diversos cenários, desde a intenção de voto espontâneo até possíveis situações de segundo turno. Raquel apareceu liderando todos os cenários. Após a divulgação, os eleitores da prefeita foram tomados por um verdadeiro clima de “já ganhou”. Porém, embora os resultados sejam positivos à atual gestão, é importante destacarmos que é apenas o início da disputa eleitoral.

Pela pesquisa, em um segundo turno, os deputados Delegado Lessa e José Queiroz, seriam os que mais se aproximariam do quantitativo de votos de Raquel. O que intensifica a ideia que não existe reeleição garantida, principalmente ao se avaliar o quesito rejeição. Enquanto estes, por exemplo, possuem nitidamente pouca rejeição na cidade, a gestora do município, segundo a pesquisa, possui um índice de quase 28%.

Devemos considerar que, alguns dos candidatos são bem quistos pela população e estão em ascensão na cidade. Então, de fato, “muitas águas” ainda irão rolar nas eleições para prefeito em Caruaru.

Essa foi a minha opinião de mulher de hoje. Participe conosco enviando suas sugestões e críticas. Nos siga no instagram em: @nayara_gsousa e em nossa página do Facebook Nayara Sousa.