Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

COLUNA DO DELEGADO LESSA

 


Violência doméstica: quando a casa se torna um local perigoso                          

Por trás das portas de algumas casas, onde parecem morar famílias felizes, pode existir uma triste realidade. A violência doméstica atinge as mais diversas camadas sociais, desde simples habitações a suntuosas mansões. Para se ter uma ideia, apenas no último mês de novembro, foram registradas 3.254 queixas de violência doméstica pela polícia em Pernambuco – isso quer dizer que, por dia, 108 mulheres procuraram a Secretaria de Defesa Social para pedir socorro face a agressões vivenciadas em casa.

Quando vemos os casos de feminicídio (quando a vítima morre pelo fato de ser mulher), a realidade é muito preocupante. Segundo a SDS, houve um aumento de 21,2% de casos neste ano. No total, foram 226 assassinatos de mulheres entre janeiro e novembro de 2021; destes casos, 80 de feminicídio. No mesmo período de 2020, contabilizou-se 214 assassinatos de mulheres, destas 66 foram vítimas de feminicídio.

Esses dados indicam, entre outras questões, uma perversão do conceito de ‘casa’. A importante antropóloga britânica Janet Carsten afirma que a casa tem uma dimensão física, mas também simbólica, na qual são construídos valores, conceitos e visões de mundo. Ora, quando um lar é cenário de violência, os valores são distorcidos e geram impactos em toda a sociedade. Assim, a intervenção do Estado é necessária para garantir segurança a quem precisa.

Nesta perspectiva, vemos a importância da Delegacia da Mulher. Há 11 delegacias especializadas no estado. É necessário ampliar o número e otimizar a qualidade das unidades. Essa é a nossa finalidade, ao viabilizar e acompanhar a estruturação da nova Delegacia Especializada da Mulher em Caruaru. No equipamento, meninas e mulheres vítimas de violência serão atendidas de forma acolhedora e humanizada, viabilizando um novo horizonte de oportunidades, para construir uma vida com segurança e paz.