ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

COLUNA DO DELEGADO LESSA




Eleição no Senado: velha e nova política em tensão


Através de um processo turbulento, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito presidente do Senado. Um dos mais jovens senadores a presidir a Casa, a eleição foi marcada por embates acalorados. Na sexta-feira, 1º, após cinco horas de debates, os parlamentares decidiram que a votação deveria acontecer por meio de voto aberto. Porém, durante a madrugada, uma decisão emitida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, determinou que a votação deveria ser secreta.

O processo de votação recomeçou no final da manhã do sábado, 2, encerrando-se no início da noite. Nesse período, a eleição ocorreu duas vezes – na primeira, uma cédula a mais foi encontrada na urna durante a apuração. Um episódio lamentável para uma Casa que deve servir de exemplo para os brasileiros.

No seu discurso, ainda na condição de candidato, Alcolumbre se comprometeu em ampliar a transparência dos atos legislativos. Ele também reconheceu que existe uma complexa crise fiscal, sendo necessária a correção de certas distorções através de reformas. Desta feita, ele sinalizou que é preciso destravar questões como a Reforma da Previdência. Esse é um dos temas que geram muita expectativa no mercado e, consequentemente, na população como um todo.

Pouco antes da vitória do senador novato como presidente, o seu principal opositor, Renan Calheiros (MDB-AL) retirou a candidatura, exclamando: “Este Davi é um Golias!”. Por mais problemática que tenha sido a votação da presidência do Senado, ela representa um pouco da tensão entre a velha e a nova política – neste caso representadas por Calheiros e Alcolumbre, respectivamente.

A população não quer mais saber de ‘velhas raposas’ que se utilizam das práticas mais abjetas para se perpetuarem no poder. É preciso que as decisões políticas sejam tomadas com transparência e equidade, em sintonia com os desejos e as demandas da população.