ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 24 de maio de 2019

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DA ALEPE PREVÊ AÇÕES PERMANENTES EM GARANHUNS




Seguindo a premissa de interiorização do debate público, a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo (CDET) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu uma audiência pública no município de Garanhuns na manhã desta sexta-feira, 24. O tema do encontro foi ‘Garanhuns: Potencialidades e Vocações. Alternativas de Desenvolvimento Econômico para o município de Garanhuns e Região Agreste Meridional de Pernambuco’. Após a audiência, foi definido que será montado um grupo de estudos permanentes acerca do desenvolvimento econômico do lugar.

O evento, ocorrido no auditório da Universidade de Pernambuco (UPE) -  Multicampi Garanhuns, profissionais das mais diversas áreas, além de autoridades, empresários, lideranças políticas e comunitárias, bem como professores, estudantes e a população em geral.

Para o presidente da CDET, deputado estadual Delegado Lessa (Progressistas), a aproximação do legislativo com os atores sociais é preponderante na implementação de políticas públicas. “Esta audiência pública não foi apenas um momento de ausculta popular, mas movimento no sentido de que as ações de desenvolvimento econômico sejam efetivadas nos 26 municípios do Agreste Meridional e causem impacto em todo o estado”, avaliou Lessa.

Assuntos como a implementação do turismo e da cultura como motrizes econômicos; investimentos no ecoturismo; fomento à agricultura e à pecuária; geração de empregos e qualificação profissional foram debatidos na audiência. Neste contexto, o diretor de Planejamento, Inovação e Fomento da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jaime Alheiros, destacou a importância do fortalecimento das entidades de classe e do associativismo para avançar os arranjos produtos locais, de modo que a cadeia produtiva seja vista sob uma ótica transversal.

A realização da audiência pública foi uma solicitação do deputado Sivaldo Albino (PSB), também integrante da CDET. De acordo com ele, haverá continuidade de trabalhos a partir do programa. “Com esta audiência pública, viemos colher ideias e sugestões para, a partir delas, criar um grupo de estudos permanente envolvendo várias entidades de Garanhuns com o objetivo de buscar caminhos para o desenvolvimento”, sintetizou.

Meio ambiente – A adequação do desenvolvimento econômico com as questões ambientais recebeu atenção especial no evento. O secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, salientou que Pernambuco está vivenciando um processo de implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável. O tratamento de resíduos sólidos, a criação de unidades de conservação e o cuidado com as fontes e nascentes dos rios foram elencadas por ele como ações estratégicas para essa finalidade. “O Governo do Estado, de forma integrada com o Governo Federal, universidades e instituições públicas e privadas, estamos à disposição para encontrar soluções para racionalizar o uso e garantir benefícios para as gerações futuras”, complementou.

O superintendente de Recursos Hídricos de Alagoas, Pedro Cosmo, destacou a gestão participativa das águas como um modelo moderno e democrático de cuidado com as águas. Ele também salientou a necessidade de criação de um comitê da bacia hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba do Meio, que nascem em Pernambuco e desaguam no vizinho estado de Alagoas. Na ocasião, deputado Delegado Lessa sugeriu a união de esforços entre as assembleias legislativas de Pernambuco e Alagoas para articular um encontro paritário e aprofundar o debate sobre as águas.

Entre os presentes à audiência, estiveram o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, o secretário executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, Wellington Gleybson, e a secretária de Desenvolvimento Econômico do Município de Garanhuns, Janicélia Marins.

Fotos: Viliane Gomes