Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 16 de março de 2020

COLUNA DO DELEGADO LESSA





Coronavírus: com precaução, mas sem pânico

O mundo inteiro está com expectativa por causa da expansão do coronavírus (Covid-19). No Brasil, os relatórios do Ministério da Saúde revelam que a transmissão acontece de forma muito rápida. O Governo de Pernambuco tem apresentado um plano de contingência para minimizar a disseminação do vírus.

Além dos alertas, é preciso adotar ações práticas. O cidadão deve ter consciência e seguir as orientações, como evitar abraços, beijos e apertos de mãos; utilizar lenço descartável para higienização nasal; lavar as mãos com água e sabão; utilizar antisséptico à base de álcool para higienizar as mãos e não compartilhar objetos de uso pessoal. Se a pessoa apresentar sintomas de gripe ou resfriado, que evolua pra febre alta e dificuldade de respirar deve procurar uma unidade de saúde para as devidas providências.

Os cidadãos também precisam tomar cuidado quanto às notícias compartilhadas nas redes sociais. Há uma enxurrada de fake news e teorias da conspiração na internet, que tendem a crescer em momentos de crise como esse. É importante consumir as informações trazidas com responsabilidade, pelos meios oficiais e por veículos de comunicação responsáveis.

Sabemos que com o avanço da doença também aumenta a turbulência no mercado e a sociedade tende a ficar em um clima de inquietude sobre o que pode acontecer. O momento é de tomar as precauções recomendadas, mas sem entrar em um clima de pânico. Seguir as orientações das autoridades é o caminho para evitar um colapso no sistema de saúde. Com serenidade e bom senso, poderemos vencer estes desafios.