AUTO VIP

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

sexta-feira, 27 de março de 2020

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA




UM INIMIGO INVISÍVEL

Nos últimos dias não se fala em outra coisa a não ser sobre Coronavírus. O mundo em alerta contra um inimigo invisível a olho nu, o qual paralisou diversos países, sendo classificado como uma Pandemia (doença infecciosa que ultrapassa continentes).

No Brasil, já começamos a sentir os efeitos da doença, inclusive na economia. São quase 3 mil infectados e 77 mortes (dados compilados em 26/03/2020). A cada 24h os números aumentam de maneira significativa, o que tem levado especialistas e governantes a adotarem medidas cada vez mais severas para prevenção e combate.

O COVID-19, é o nome atribuído ao vírus, que pertence à família dos coronas. Esse grupo tem como peculiaridade o desenvolvimento de infecções respiratórias, que podem variar entre leves, moderadas e graves. As condições clínicas do paciente e idade são fatores que podem potencializar a severidade do vírus no organismo. Entre os sintomas estão: coriza, febre alta, tosse seca e falta de ar.

Até o momento, não existe tratamento para Coronavírus. Os pacientes são tratados com Paracetamol e Dipirona, tendo alguns medicamentos em teste com chances promissoras de serem efetivos na cura, como o caso do Cloroquina, remédio utilizado no tratamento de Malária. O Ministério da Saúde liberou o uso do Cloroquina para teste em pacientes graves atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Entre as ações necessárias, destaca-se o isolamento social. Mas porque é importante ficar em casa sem ter contato com outras pessoas? Simplesmente porque ao ficarmos em casa o vírus passa a circular menos pois ele não encontra um hospedeiro. O vírus sem hospedeiro tende a morrer nas superfícies fazendo com que se diminua a quantidade de contaminados. A verdade é que muitos serão contaminados e apresentarão sintomas leves. Porém, o que preocupa as autoridades é que as pessoas se contaminem ao mesmo tempo, o que sobrecarregaria o sistema de saúde, podendo colaborar para um colapso.

É essencial diminuir a quantidade de contágios. O que irá contribuir para isso é a manutenção dos hábitos de higiene com constante lavagem das mãos e evitar contato com as pessoas de uma forma geral.

Existe uma grande preocupação sobre os impactos que o isolamento social poderá trazer a economia do país. O governo na tentativa de equilibrar a situação, anunciou um auxílio aos trabalhadores informais, que irá variar entre 600,00 a 1.200,00 reais durante 3 meses.
Nesse momento, precisamos unir esforços para superar essa grande crise. Manter o equilíbrio e a sensatez. Não é tempo de dividirmos o país com discussões políticas e partidárias. É tempo de buscarmos soluções de enfrentamento!

Essa é a minha Opinião de Mulher. Nos acompanhe através das redes sociais. Instagram: @nayara_gsousa e Facebook: Nayara Sousa.