ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

sexta-feira, 4 de junho de 2021

COLUNA OPINIÃO DE MULHER COM A ENFERMEIRA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NAYARA SOUSA

 


 

AS RUAS DE CARUARU

 Na última quarta-feira (2), o Governo do Estado de Pernambuco anunciou a prorrogação das medidas restritivas até dia 13 de Junho. O que causou muita indignação daqueles que dependem diretamente do comércio para sobreviver.

Sabemos que a pandemia avança absurdamente, principalmente no Agreste e que isso reflete diretamente em nosso sistema de saúde. O sistema não tem conseguido atender a alta demanda e o risco de colapsar é uma realidade.

Mas, é inegável que as determinações para conter a pandemia não tem alcançado sucesso. A falta de fiscalização e o enfado da população frente a isso, tem tornado pouco eficientes tais medidas. Enquanto uma parte do comércio fecha, as feiras livres por exemplo, absorvem aglomerações e falta de medidas seguras.

Na prática, o que vemos são ônibus lotados, pessoas passando necessidades e muitos, muitos em situação em que não se tem nem o que comer. Basta andar pelas ruas de Caruaru, principalmente no turno da noite, que observamos famílias inteiras pedindo ajuda nos sinais.

Essa semana algumas cenas me chamaram muito a atenção pela quantidade de crianças as envolvendo. Crianças em idade escolar ociosas nas ruas! Precisamos nos preocupar e cobrar medidas assertivas do poder público. As limitações de acesso à escola, tendo por alternativa aulas remotas, fez escancarar uma realidade que sempre existiu, mas que sempre foi tratada com indiferença.

A verdade é que são gigantescos os desafios e consequências que a pandemia trás consigo. Além de todas as questões sanitárias e de sobrevivência que todos nós já sabemos, também entram as diferenças sociais e as perdas irreparáveis no desenvolvimento das crianças e suas famílias.

Hoje existem diversas mobilizações de igrejas e instituições para tentar reparar os danos de extrema pobreza que muitos estão vivenciando. Desejamos que a empatia humana consiga ajudar a salvar muitas vidas e que as esferas que possuem poder de decisão priorizem as vidas!

Essa foi minha Opinião de Mulher de hoje. Me acompanhe através do Instagram @nayara_gsousa.