Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

LESSA CRITICA VIAGEM DE BOLSONARO EM MEIO A DESASTRE AMBIENTAL



Preocupado com o petróleo nas praias nordestinas, principalmente de Pernambuco, o deputado estadual Delegado Erick Lessa fez um discurso na tribuna da Alepe nesta segunda-feira 21. Ele criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro diante da tragédia ambiental na região. “Ao invés de ficar viajando para o exterior, o presidente deveria estar preocupado com as questões locais”, disse, salientando ter legitimidade para criticar o governo federal por ter votado em Bolsonaro no segundo turno das eleições. Lessa ainda rechaçou o momento de extremismo ideológico no Brasil. “As tensões provocadas pelas ideologias partidárias atrapalham o desenvolvimento nacional”, observou

Ainda sobre o desastre com o óleo no litoral, Lessa afirmou que a situação afetará o turismo e o desenvolvimento econômico regional, levando em consideração a proximidade da alta temporada de férias, em que a movimentação das praias de Pernambuco aumenta consideravelmente.

Diante da situação, o parlamentar alertou para a necessidade de implementar políticas públicas proativas em defesa do meio ambiente. Lessa ainda solicitou aos pares um esforço para a aprovação do Projeto de Lei nº 557/2019, de sua autoria. O projeto, em tramitação na Casa desde o mês de setembro, concede o título de Patrimônio Turístico e Paisagístico de Pernambuco ao Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos), situado em Caruaru. A finalidade é valorizar o ecoturismo, fomentando a preservação do local, que é uma reserva de Mata Atlântica remanescente no Agreste de Pernambuco.

Segundo o parlamentar, a única reserva ecológica localizada em Caruaru necessita de maior atenção do poder público. “Tão importante quanto tomar medidas emergenciais quando acontecem tragédias, como o que está acontecendo na costa nordestina, é adotar medidas preventivas”, pontuou Lessa. Ele rememorou que as consequências de danos ambientais nem sempre são localizadas, a exemplo dos rejeitos da barragem de Brumadinho-MG, que atingiram o Rio São Francisco.

De 2017 até agora, pelo menos cinco incêndios ocorreram na reserva ou nos arredores. De acordo com especialistas, estas queimadas podem comprometer a qualidade da composição do solo, do ar e da água, além do risco de destruir espécies de árvores e animais que vivem no ambiente – alguns dos tais em risco de extinção.

Serra dos Cavalos - O Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho foi instituído pela Lei Municipal nº 2.796/1983. Com o bioma de Brejo de Altitude, a fauna é composta por 48 espécies de mamíferos. A área também conta com 101 espécies de insetos, inclusive algumas raras e até desconhecidas em estudos. O Parque ainda oferece mirantes naturais e corredores verdes, nos quais os visitantes podem realizar trilhas ecológicas, entre outras possibilidades turísticas.

Foto: Viliane Gomes