AUTO VIP

AUTO VIP

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

ROTA PROTEÇÃO VEICULAR

ROTA PROTEÇÃO VEICULAR

RC TECIDOS

RC TECIDOS

GBest SPORT

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

COLUNA DO DELEGADO LESSA




Cuidar das crianças é um dever de todos

As crianças do Loteamento Novo Mundo, em Caruaru, viveram uma manhã especial no último sábado (12). A Festa das Crianças, realizada pela Associação de Moradores em parceria com voluntários do projeto Fé em Ação, certamente marcará a vida das quase mil famílias que ali estiveram presentes. Pula-pula, brincadeiras de corda, contação de histórias, recreação, lanche e brinquedos foram alguns dos ‘ingredientes’ que fizeram a animação da garotada. Famílias que, desassistidas pelo poder público em muitos aspectos, não perdem a força, a fé e a esperança de dias melhores.

A vida das crianças pode ser ainda mais difícil em outras partes do Brasil. Um relatório feito pela Fundação Abrinq, intitulado Cenário da Criança e do Adolescente 2019, mostra que 9,4 milhões de crianças e adolescentes vivem em situação de extrema pobreza no país. Esse dado tem relação direta com outros problemas sociais. Fome, doenças, acesso à educação básica, vacinação atrasada, exploração e trabalho infantil.

A rede de proteção à criança é marcada por fragilidades. É preciso que haja uma integração entre os atores, para zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Órgãos como Conselho Tutelar, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) necessitam ser melhor estruturados, para que possam cumprir plenamente seus objetivos.

Esta é uma tarefa de todos nós. A Constituição Federal estabelece que “é dever da família, da sociedade e do estado” assegurar os direitos da criança e do adolescente, “além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. Precisamos fazer nosso ‘dever de casa’ na promoção de melhorias para as crianças e os adolescentes.