Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 29 de junho de 2020

COLUNA DO DELEGADO LESSA




Não dá para enfrentar a covid no escuro!

O acesso a informações atualizadas e confiáveis é fundamental para enfrentar a covid-19. Caso contrário, continuaremos travando uma guerra no escuro. Quando a maioria dos casos é identificada, é possível trabalhar com mais clareza e adotar medidas de isolamento e tratamento com uma maior precisão. Por isso, a testagem em larga escala é um dos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a retomada das atividades econômicas e sociais no curso da pandemia.

Ampliar a capacidade e os insumos é fundamental para realizar uma ação em massa. Em Caruaru, percebe-se uma baixa quantidade de testes. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do município no domingo (28) informa que até o momento foram realizados 5.773 testes em Caruaru, uma cidade com 361.118 habitantes, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desde a semana passada, o Ministério da Saúde possibilitou a utilização de novos critérios para identificação da doença causada pelo novo coronavírus. Com resultados mais assertivos, será possível implementar ações efetivas referentes ao isolamento social, bem como atender os casos confirmados com mais rapidez e eficiência. Com mais clareza nas informações, vidas serão salvas nesta batalha contra a covid-19.

Caruaru encerra o mês de junho em meio a uma crise com impactos na saúde, na economia e na sociedade. Neste contexto, reiteramos que a implementação de um comitê regionalizado, com participação de vários órgãos e entidades, será o melhor caminho para, juntos, enfrentarmos e vencer esta tempestade.