ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

COLUNA DO DELEGADO LESSA




O diagnóstico da Segurança Pública em Caruaru e região

Muitos são os fatores que geram a violência, de modo que o combate à criminalidade também deve ser implementado de múltiplas formas. Diálogo, estudos e estratégias devem ser constantes para a implementação de políticas públicas na área de segurança. Em Caruaru, a Frente Parlamentar de Segurança Pública, da qual sou coordenador-geral, realizou uma audiência pública para tratar do assunto, na semana passada.

Salta aos olhos o aumento da violência contra a mulher. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado dão conta que em 2017 foram 2.142 casos, enquanto no ano passado os registros saltaram para 2.474. Incrementos na estrutura da Delegacia da Mulher e em outros órgãos são fundamentais para assegurar direitos à parcela feminina da população. Na condição de deputado estadual, iremos destinar recursos para que a mulher caruaruense tenha mais segurança e garantia de direitos.

O município registra queda no número de homicídios, mas está abaixo da média estadual. A SDS aponta que em 2018 Caruaru registrou 169 homicídios; em 2019, o número já está superior a 140, o que indica uma redução média de 4%. Quando se observa o estado inteiro, a média de redução ultrapassa os 20%. No primeiro semestre de 2019, houve 1.756 casos de morte violenta no estado, enquanto no mesmo período do ano passado foram registradas 2.284 ocorrências desse tipo.

Cabe ao município colaborar com as políticas públicas implementadas no âmbito estadual, sobretudo no que diz respeito à prevenção da violência. Fatores como educação, infraestrutura e oportunidade de empregos são fundamentais neste sentido. Com a integração dos mais diversos setores, é possível construir uma sociedade mais justa, segura e com oportunidades para todos.