ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

COLUNA DO DELEGADO LESSA




Cidadania e esperança

A cidadania é um dos princípios fundamentais da República Brasileira, conforme a Constituição Federal – chamada de ‘Constituição Cidadã’. Neste sentido, a prática da cidadania se desenvolve no exercício diário da justiça, da segurança e do bem-estar social. 

As ações cidadãs devem ser desenvolvidas todos os dias, através de gestos conscientes de empatia, diálogo e fiscalização, buscando promover benefícios para a coletividade. Essa consciência tem como alicerce o princípio da dignidade da pessoa humana e implica em instituições que atendam aos interesses do povo.

Infelizmente, a corrupção continua sendo um dos grandes entraves para a efetivação dos direitos. A corrupção é, de fato, uma assassina silenciosa, que deixa marcas como falta de medicamentos em unidades de saúde, buracos em estradas ou falta de merenda escolar. Ela se alastra nas mais diversas áreas da sociedade e causam implicações em todas as esferas da vida das pessoas.

Para enfrentar este cenário de desafios, é preciso ter esperança. O teólogo e filósofo Mário Sérgio Cortella nos fala sobre o verbo “esperançar”, que significa “olhar e reagir a tudo aquilo que não tem saída”. Diferentemente do verbo “esperar”, ter esperança é enxergar janelas de oportunidades, mesmo em meio às dificuldades. Saindo da zona de conforto, construiremos juntos as mudanças necessárias para transformar nossa cidade, nosso estado e nosso país.