ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

COLUNA DO DELEGADO LESSA




A importância da zona rural para Caruaru

O município de Caruaru é divido em duas macrozonas – a urbana e a rural. A primeira é destinada a ações de natureza urbana; a segunda, às atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais, entre outras. Esta é a definição geográfica, presente no Plano Diretor do Município. Porém, a importância da zona rural de Caruaru está além destes conceitos, e é marcada pela força e pela criatividade dos caruaruenses.

Embora cada um dos quatro distritos possua especificidades, é possível afirmar que a área rural de Caruaru apresenta uma identidade. A economia vem passando por transformações, com uma grande expansão do setor têxtil, por vezes substituindo as atividades comuns ao campo. Este fenômeno tem aproximado ainda mais as realidades urbana e rural, de modo que a cidade deve ser vista de forma integrada.

Ao mesmo tempo que há uma expansão econômica, a zona rural também enfrenta dificuldades – algumas semelhantes ou até mais densas do que na área urbana. Percebe-se que insegurança, falta d’água e pouca infraestrutura são alguns dos problemas mais recorrentes. Assim, a vocação de desenvolvimento das localidades é bloqueada principalmente pela ausência de implementação de políticas públicas eficazes.

Cabe ao poder público observar a zona rural como um local ativo, tanto do ponto de vista econômico quanto do social. Oferecer serviços estruturais de saúde, educação e transportes, por exemplo, é fundamental para que o cidadão tenha condições de se manter e manter sua família dignamente. O que não pode é o poder público apresentar promessas vazias e desassistir um setor tão importante, que contribui para o desenvolvimento do município.