AUTO VIP

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

ARTESÃO AZIVAN GALVÃO

FOCUS CURSOS

FOCUS CURSOS

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

MÚSICA NORDESTINA BRASILEIRA TRANSCENDENDO AS FRONTEIRAS DO MÉXICO







A cultura popular do nordeste brasileiro, especificamente a musical, é considerada um tesouro nacional de diversidade e manifestações. De uma maneira mais conceitual se trata de expressões musicais típicas do território nordeste do Brasil, que engloba nove estados de grande referência para música folclórica nacional.

Destacamos o forró como um dos grande gêneros dominantes neste território. Com toda sua riqueza de possibilidades e variações de gênero musical a tradição do uso e fabricação do Pífano, instrumento de sopro feito com taquara utilizado nas bandas de pífanos representa uma mistura milenar de cultura que se perpetuam até os dias de hoje. No nordeste o Pífano retrata o sertão, o cangaço, a roça, o vaqueiro, as festas juninas, as procissões, tudo que é mais "raíz" de um povo com identidade própria, marcado por suas expressões de lutas e sorrisos que se misturam num emaranhado de cores, músicas e danças.

Pois é esta música popular nordestina brasileira que será representada no México pelo Duo Instrumental de música composto por Tiago Mota (percussão) e Leo Araújo (pífano) no II Simpósio LAT CAR, organizado pela Faculdade de Música - Universidade de Ciências e Artes de Chiapas e o pelo Grupo de Estudo ICTM Música e Dança na América Latina e Caribe, que acontecerá na cidade de Tuxtla Gutiérrez, estado de Chiapas, México do dia 9 ao dia 13 de março de 2020.

Tiago Mota é baterista, percussionista, compositor e professor de música do Instituto Federal Baiano Campus Itapetinga, ele é pernambucano da cidade de Caruaru, porém residente na Bahia,  graduado em Práticas Interpretativas da Música Popular com habilitação em Bateria/Percussão pelo Instituto Federal de Pernambuco - Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim, especialista em Educação Musical pelo Instituto Prominas e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica com ênfase na música pelo Instituto Federal Baiano Campus Catu.

Leonardo Araújo é flautista, pifeiro, compositor e professor, pernambucano da cidade de Recife, graduado em Práticas Interpretativas da Música Popular com habilitação em Flauta-Transversal pelo Instituto Federal de Pernambuco – Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim, especialista em Educação Musical pela Faculdade Campos Elísios - FCE e mestrando Processos e Dimensões da Produção Artística (Performance) no Programa de Pós- Graduação em Música da Universidade do Rio Grande do Norte – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aluno bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES.

Claro que não é de hoje, porém essa é mais uma demonstração do poder da música regional nordestina que transcende as fronteiras do Brasil para ser recebida pelos hermanos mexicanos, pesquisadores, etnomusicólogos, músicos e estudiosos de toda América Latina com admiração e respeito à nossa magnífica arte.

Por Tiago Mota, 24 de março de 2020.