A cultura popular do
nordeste brasileiro, especificamente a musical, é considerada um tesouro
nacional de diversidade e manifestações. De uma maneira mais conceitual se
trata de expressões musicais típicas do território nordeste do Brasil, que
engloba nove estados de grande referência para música folclórica nacional.
Destacamos o forró como um
dos grande gêneros dominantes neste território. Com toda sua riqueza de
possibilidades e variações de gênero musical a tradição do uso e fabricação do
Pífano, instrumento de sopro feito com taquara utilizado nas bandas de pífanos
representa uma mistura milenar de cultura que se perpetuam até os dias de hoje.
No nordeste o Pífano retrata o sertão, o cangaço, a roça, o vaqueiro, as festas
juninas, as procissões, tudo que é mais "raíz" de um povo com
identidade própria, marcado por suas expressões de lutas e sorrisos que se
misturam num emaranhado de cores, músicas e danças.
Pois é esta música popular
nordestina brasileira que será representada no México pelo Duo Instrumental de
música composto por Tiago Mota (percussão) e Leo Araújo (pífano) no II Simpósio
LAT CAR, organizado pela Faculdade de Música - Universidade de Ciências e Artes
de Chiapas e o pelo Grupo de Estudo ICTM Música e Dança na América Latina e
Caribe, que acontecerá na cidade de Tuxtla Gutiérrez, estado de Chiapas, México
do dia 9 ao dia 13 de março de 2020.
Tiago Mota é baterista,
percussionista, compositor e professor de música do Instituto Federal Baiano
Campus Itapetinga, ele é pernambucano da cidade de Caruaru, porém residente na
Bahia, graduado em Práticas
Interpretativas da Música Popular com habilitação em Bateria/Percussão pelo
Instituto Federal de Pernambuco - Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo
Jardim, especialista em Educação Musical pelo Instituto Prominas e mestrando no
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica com ênfase na
música pelo Instituto Federal Baiano Campus Catu.
Leonardo Araújo é flautista,
pifeiro, compositor e professor, pernambucano da cidade de Recife, graduado em
Práticas Interpretativas da Música Popular com habilitação em
Flauta-Transversal pelo Instituto Federal de Pernambuco – Instituto Federal de
Pernambuco Campus Belo Jardim, especialista em Educação Musical pela Faculdade
Campos Elísios - FCE e mestrando Processos e Dimensões da Produção Artística
(Performance) no Programa de Pós- Graduação em Música da Universidade do Rio
Grande do Norte – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aluno bolsista
da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES.
Claro que não é de hoje,
porém essa é mais uma demonstração do poder da música regional nordestina que
transcende as fronteiras do Brasil para ser recebida pelos hermanos mexicanos,
pesquisadores, etnomusicólogos, músicos e estudiosos de toda América Latina com
admiração e respeito à nossa magnífica arte.
Por Tiago Mota, 24 de março
de 2020.