ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

COLUNA DO DELEGADO LESSA



Em busca de soluções para o Hospital Regional do Agreste

O Hospital Regional do Agreste (HRA) é um centro estratégico e de referência em atendimentos de alta complexidade, cirurgia geral e traumato-ortopedia. A unidade foi inaugurada em 1997 e estima-se que a média de pacientes atendidos por mês chegue a 1,3 mil pessoas da macrorregional de Caruaru, que abrange 87 municípios.

Setores como urgência, emergência e realização de cirurgias apresentam indicadores de acordo com as metas estabelecidas pela gestão. Porém, as áreas de nefrologia (tratamento dos rins), ortopedia e neurologia necessitam de avanços. Esses problemas impactam vidas. Famílias que dependem dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentam dramas, muitas vezes sem perceber a efetivação da saúde como direito e bem social.

A equipe do HRA é formada por uma maioria de profissionais empenhados em prestar bons serviços à população. Articular a competência técnica do quadro profissional com os fatores econômicos e as negociações políticas é um desafio que poderá trazer um novo modelo de reabilitação de saúde na unidade hospitalar.

Para tanto, é crucial a participação de vários atores sociais, por meio da interação dos poderes legislativo e executivo em constante diálogo com a sociedade civil. Esse processo deve estar sintonizado com o espírito liberal, democrático e universalista da Constituição Cidadã, que apresenta a saúde como um dever do Estado e direito de todos.