ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

ANUNCIE SUA MARCA AQUI! ENTRE EM CONTATO!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

COLUNA DO DELEGADO LESSA



O dinheiro público deve ser tratado com respeito

Quando falamos em coisa pública, o jargão ‘todo cuidado é pouco’ é sempre apropriado. Os recursos vindos da sociedade devem ser tratados com zelo, para voltar para a mesma sociedade através de serviços eficientes, que valorizem a vida dos cidadãos e abram oportunidades de transformação social.

O dinheiro público tem de ser tratado com respeito, prestando mais atenção às pessoas que mais precisam. Um dos principais entraves para que isto aconteça é a corrupção. Praticada de forma escondida, a corrupção revela sua face em estradas esburacadas, falta de medicamentos, aumento na criminalidade e diminuição da qualidade de vida.

A corrupção, esta assassina silenciosa, está presente inclusive no dia a dia dos cidadãos. É preciso mudar esta realidade. Os poderes instituídos devem encontrar formas de interromper as brechas da lei pelas quais extravasam a improbidade e a incompetência. Para tanto, também é necessário apagar as marcas da impunidade e reacender a esperança no futuro.

Alcançar estes objetivos não é fácil, depende da união de três fatores fundamentais: capacitação técnica, força política e pressão popular. Assim, o cidadão deve ser mais participativo nas decisões públicas, assumindo um protagonismo permanente. A consciência cidadã é o ponto de apoio para construir as mudanças que merecemos.